Pular para o conteúdo principal

Bluetooh

Bluetooh

origem:
No verão de 1994 o engenheiro Holândes Jaap Haartsen tentou solucionar um problema: como conectar dois dispositivos sem a necessidade de fios. Haartsen trabalhava na Ericsson, na época uma das grandes empresas de telecomunicações e não tardou para seu projeto ganhar força de outras gigantes como a Ibm, Intel, Nokia, Toshiba se somaram ao projeto e em 1997 foi criado o consórcio Bluetooh-sig(Bluetooh Special Interest Group), e em 2001 o projeto teve a sua primeira versão lançada.

funcionamento do bluetooh:
O sistema utiliza uma frequência de rádio de 2.4 GHz para estabelecer a comunicação entre os aparelho, a conexão de aparelhos bluetooh forma uma rede chamada piconet. Nessa rede o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master (mestre) e os outros dispositivos viram slave (escravo).Cabe ao master regular a transmissão de dados e o sincronismo entre os dispositivos.

Cada conexão piconet consegue conectar até oito dispositivos ( um master e sete slaves ),mas é possível elevar esse número pela sobreposição de piconets, esse método consiste em fazer um piconet se comunicar com outro que está dentro do limite de alcance, esse tipo de conexão é chamada scatternet.  




   
Note que um slave pode ter mais de um master, mas só pode haver um master.



as versoes do bluetooh:
Bluetooh 1.0 : foi o primeiro experimento do Bluetooh-sig, sua taxa de transmissão era de 721 kb/s

Bluetooh 2.0 + EDR : teve aperfeiçoamentos da tecnologia e sua taxa de transmissão era de 3 Mb/s

Bluetooh 3.0 + HS:  o termo HS(high speed) oferecia conexões mais rapida e uma taxa de transmissão de 24 Mb/s

Bluetooh 4.0: manteve a taxa de transmissão porém trouxe mais melhorias na economia de bateria

Bluetooh 5.0: última versão lançada e possui uma taxa de transmissão de 50 Mb/s

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3G e 4G

O que é o 3G? 3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi. A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. O que é o 4G? 4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G  da prioridade a dados de internet. Por ter como prioridade o

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras óptica