Pular para o conteúdo principal

Noção intuitiva a rede de computadores LAN

Rede LAN


     A Local Área Network, mais conhecida como LAN, refere-se a uma rede de computadores que é utilizada para interligar dois ou mais computadores dentro de um mesmo espaço físico com intuito da troca de informações e recursos entre si. Estas redes por cobrirem uma área limitada são denominadas locais e utilizadas por empresas na construção de seus próprios servidores.

História




     Ao fim da década de 60 com o crescimento da demanda de computadores em universidades e laboratórios, viu-se a necessidade da utilização de interconexões de alta velocidade entre sistemas de computadores. Em 1970 foram criadas as primeiras LANs, que tinham como função a criação de links de alta velocidade entre grandes computadores centrais em um determinado local. Dentre tantas LANs criadas nessa época, as mais populares foram a Ethernet e ARCNET.


    O crescimento do CP/M (Programa de controle para microcomputadores) e dos computadores pessoais, proporcionaram que um único local pudesse ter centenas de computadores conectados entre si realizando um compartilhamento de informações e recursos. Assim, muitas pessoas foram atraídas pelo conceito de vários computadores compartilharem espaço em disco e impressoras a laser.

     Hoje em dia a rede local virou uma necessidade básica de qualquer empresa, onde facilita a troca de informações. 

Componentes de uma LAN


Servidores 


     Servidores são computadores com alta capacidade de processamento e armazenamento que tem por função disponibilizar serviços, arquivos ou aplicações a uma rede. Como provedores de serviços, eles podem disponibilizar e-mail, hospedagem de páginas na internetfirewall, proxy, impressão, banco de dados, servir como controladores de domínio e muitas outras utilidades. 

Estações


    As estações de trabalho, também chamadas de clientes, são geralmente computadores de mesa, portáteis os quais são usados para acesso aos serviços disponibilizados pelo servidor, ou para executar tarefas locais. 

Sistema operacional de rede


     O sistema operacional de rede é um programa informático de controle da máquina que dá suporte à rede, sendo que existem 2 classes de sistema: sistema cliente e sistema servidor. 
O sistema cliente possui características mais simples, voltadas para a utilização de serviços, enquanto que o sistema servidor possui uma maior quantidade de recursos, tais como serviços para serem disponibilizados aos clientes. 

Dispositivos de rede LAN 


      Dispositivos de rede, ou Hardware de rede, são os meios físicos necessários para a comunicação entre os componentes participantes de uma rede. São exemplos os concentradores, os roteadoresrepetidoresgateways, os switchs, as bridges, as placas de rede e os pontos de acesso wireless. 

Protocolos de comunicação


      Protocolo é a "linguagem" que os diversos dispositivos de uma rede utilizam para se comunicar. Para que seja possível a comunicação, todos os dispositivos devem falar a mesma linguagem, isto é, o mesmo protocolo. Pode ser designado conjunto de regras que tornam a comunicação acessível. Os protocolos mais usados atualmente são o TCP/IPIPX/SPXe o NetBEUI. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como ...

3G e 4G

O que é o 3G? 3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi. A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. O que é o 4G? 4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G  da prioridade a dados de internet. Por ter como prio...

Wi-Fi

Wi-Fi Apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Amplamente utilizado atualmente. O termo Wi-Fi é apenas a contração das palavras Wireless Fidelity,que se traduzido não representa muito bem a tecnologia em questão. Como funciona o Wi-Fi? As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro um determinado raio de ação, conhecido como  hotspot . O raio de ação de uma rede Wi-Fi é variável, de acordo com o roteador e a antena utilizada. Essa distância pode variar de 100 metros, em ambientes internos, a até 300 metros, em ambientes externos. O mesmo tráfego de dados ocorre no sentid...