Pular para o conteúdo principal

Rede WAN

Rede WAN 


     Wide Area Network, mais conhecida como WAN, trata-se de uma rede de computadores ligada por meios de comunicação de longa distância, como sinais de rádio, LP e satélites.
A WAN diferente da rede local (LAN) não está limitada a um único local. Muitas redes distância abrangem uma grande área através de cabos de fibra óptica, linhas telefônicas ou links de satélite. Isso garante que os computadores e usuários troquem informações sem limite geográfico. A internet pode ser descrita como a maior WAN do mundo.

História


A história da WAN começa em 1965 quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade.
Em geral, as redes geograficamente distribuídas contém conjuntos de servidores, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede.
As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rapida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância. 

Características da rede WAN


Velocidade de transmissão-

Capacidade de transmissão ou largura de banda que a rede WAN oferece em seus circuitos individuais para acesso a um site da rede. 
     
Normalmente as velocidades de circuitos numa rede WAN podem variar de 1200 bps para ordens de Mbps.

Delay- 

Tempo que leva um pacote de dados para ir de um extremo a outro da rede WAN. Normalmente medido na entrada e na saída do nó intermediário da rede WAN.
Normalmente não se leva em conta, portanto, o delay no meio de acesso entre o Ponto de presença da operadora e as instalações da rede local do cliente do site em análise, em ambos os lados de uma rede WAN. 
   
O delay é prejudicial às aplicações que dependam da transmissão em tempo real como vídeo-chamada, stream, entre outros.

Meio de acesso-

É o acesso físico construído entre o PPE e a rede local do site onde vai ser implantada a rede WAN.

O tipo do meio físico usado no meio de acesso é importante, pois vai nos dizer se o delay total entre redes locais de um site e outro. Por exemplo, se o meio físico é a fibra ótica o delay é baixo e não vai influenciar no delay de um site X para um site Y numa determinada rede WAN.   


PPE-

Local físico onde a operadora concentra equipamentos de transmissão, do seu backbone E1 e das demais tecnologias de redes WAN. 

Em inglês PoP (Point of Presence), ou seja, o PPE marca a presença da operadora como prestadora de serviço num determinado local ou região. Para a operadora quanto mais PPEs, maior é sua área de atuação.  

Backbone-

É o conjunto de hardware e software utilizado pela operadora para implantar determinada rede WAN. Podemos dizer que é um somatório de recursos utilizados nos nós intermediários, meio de transmissão entre os nós de alta velocidade e o gerenciamento da rede WAN. 

Como funciona

As WANs são ponto-a-ponto, envolvendo uma conexão direta entre dois sites, ou operam através de redes comutadas por pacotes, nas quais os dados são transmitidos em pacotes através de circuitos compartilhados. O serviço WAN ponto-a-ponto pode envolver linhas discadas analógicas, nas quais um modem é usado para conectar o computador à linha telefônica ou linhas telefônicas digitais dedicadas, também conhecidas como "linhas privadas". As linhas analógicas, que podem ser parte de uma rede telefônica pública comutada ou de linhas alugadas, são adequadas para transmissões de dados em lote, como entrada de pedidos não urgente e transações de ponto de venda. Linhas telefônicas digitais dedicadas permitem transmissão de dados segura e ininterrupta a custos fixos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

3G e 4G

O que é o 3G? 3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi. A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. O que é o 4G? 4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G  da prioridade a dados de internet. Por ter como prioridade o

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras óptica

Bluetooh

Bluetooh origem : No verão de 1994 o engenheiro Holândes Jaap Haartsen tentou solucionar um problema: como conectar dois dispositivos sem a necessidade de fios. Haartsen trabalhava na Ericsson, na época uma das grandes empresas de telecomunicações e não tardou para seu projeto ganhar força de outras gigantes como a Ibm, Intel, Nokia, Toshiba se somaram ao projeto e em 1997 foi criado o consórcio Bluetooh-sig( Bluetooh Special Interest Group ), e em 2001 o projeto teve a sua primeira versão lançada. funcionamento do bluetooh: O sistema utiliza uma frequência de rádio de 2.4 GHz para estabelecer a comunicação entre os aparelho, a conexão de aparelhos bluetooh forma uma rede chamada piconet . Nessa rede o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master  (mestre) e os outros dispositivos viram s lave  (escravo).Cabe ao master regular a transmissão de dados e o sincronismo entre os dispositivos. Cada conexão piconet consegue conectar até oito dispositivos ( um master e se