Pular para o conteúdo principal

3G e 4G

O que é o 3G?

3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi.

A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês.


O que é o 4G?

4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G da prioridade a dados de internet.

Por ter como prioridade o trafego de dados, a rede seria com toda certeza mais rápida e estável que o 3G ou que o 2G.


Principais diferenças entre 3G e 4G

A velocidade de transmissão de dados é uma diferença crucial entre essas duas tecnologias. Enquanto a rede 3G atua com velocidades a partir de 144 Kbps, a 4G tem velocidades que variam entre 100 Mbps e 1 Gbps. Isso permite que os dados sejam trocados de forma muito mais veloz, segura e constante.

As principais desvantagens do 4G em relação ao 3G são o consumo de energia e o preço, já que o 4G funciona de forma mais eficiente, ele tem o custo de mercado mais caro que o do 3G. Além disso Enquanto os aparelhos 3G conseguem, por meio de um uso bem moderado, durar até dois dias sem recarregar, os celulares 4G, com baterias da mesma capacidade, não ultrapassariam mais do que seis horas de uso severo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como ...

Wi-Fi

Wi-Fi Apesar de o termo Wi-Fi ser uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, a expressão hoje se tornou um sinônimo para a tecnologia IEEE 802.11, que permite a conexão entre diversos dispositivos sem fio. Amplamente utilizado atualmente. O termo Wi-Fi é apenas a contração das palavras Wireless Fidelity,que se traduzido não representa muito bem a tecnologia em questão. Como funciona o Wi-Fi? As redes Wi-Fi funcionam por meio de ondas de rádio. Elas são transmitidas por meio de um adaptador, o chamado “roteador”, que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena. Para que um computador ou dispositivo tenha acesso a esses sinais, é preciso que ele esteja dentro um determinado raio de ação, conhecido como  hotspot . O raio de ação de uma rede Wi-Fi é variável, de acordo com o roteador e a antena utilizada. Essa distância pode variar de 100 metros, em ambientes internos, a até 300 metros, em ambientes externos. O mesmo tráfego de dados ocorre no sentid...