Pular para o conteúdo principal

O QUE É A INTERNET?

É quase impossível que você já não tenha ouvido falar, ou usado a Internet. Estando presente na vida de muitos jovens e quase no mundo todo. A internet, atualmente, é uma ferramenta fundamental para quase todas a atividades cotidianas, como estudar, saber das noticias, ate entrar em contato com outras pessoas. Tudo isso é possível graças a internet, mas, você já se perguntou o que é a internet?


Por incrível que pareça, a Internet é algo "físico".Para ser mais claro, a internet é um emaranhado de servidores conectados pelo mundo todo através de uma estrutura muito complexa de gerenciamento e transmissão de dados.

Explicar tudo é muito difícil, então aqui vai um breve resumo de como funciona a internet e como ela chega em sua casa:


Backbones




O que faz  tudo isso acontecer e, muito provavelmente sem eles não seria possível acessar a internet, são os chamados backbones (do inglês, espinha dorsal). Eles são responsáveis pelo envio e recebimentos dos dados entre diferentes estados, ou mesmo continentes!

Backbones RNP, Rede Nacional de Pesquisa


Quando se trada de backbones intercontinentais eles estão ligados uns aos outros por gigantescos cabos de fibra ótica de alta tecnologia e proteção colocados no fundo do mar, que tem velocidade, em média,  de impressionantes 4 TB/s (Terabytes por segundo)! Mas nao se limita a apenas isso, ainda há o backbones de empresas privadas, como o Google, que podem atingir velocidade ainda mais surpreendentes.


Cabos submarinos Brasil-EUA



Você pode acessar o mapa clicando no link https://www.submarinecablemap.com/

Servidores


Para que haja dados a serem transmitidos pelo backbone é preciso um servidor, ou data center, que são hardwares que junto a outros softwares são capazes de armazenar um enorme volume de dados, e gerencia-los; como se fossem Hds com uma capacidade enorme de armazenamento e mais funções, como ser o destino dos backups de arquivos, hospedar serviços na web, além de providenciar acesso remoto a programas e aplicativos (computação em "Nuvem"). Por exemplo, ao usar o Facebook, ou Instragram, todos aqueles dados que você vê e interagem estão armazenados em um servidor da empresa responsável. 



Sua estrutura pode ser algo pequeno, do tamanho de um computador desktop, ou algo gigantesco, como os servidores de empresas grande tipo o Google, que necessitam de uma infraestrutura técnica para manter o controle sobre a temperatura do ambiente e energia, e equipe de TI especializada para realizar a manutenção

Rede Jupiter do Google conta com um total de 100 mil servidores, como os da foto, localizados no datacenter de Council Bluffs, no estado de Iowa, Estados Unidos (Foto: Divulgação/Google)

Provedor de acesso (ISP)

Depois dos servidores é preciso um provedor de acesso, ou internet, que é uma empresa responsável por "vender" internet; esse será responsável por ser o intermediário entre o backbone e a sua casa. E através de um pacote contratado você tem acesso a internet seja pelo seu roteador wi-fi ou por cabo, ethernet.

Em resumo

Para acessar a internet é necessário ter um serviço contratado, em locais públicos a politica é diferente, mas é a mesma base. O tráfego dos dados corre desde o seu equipamento, passa pela central da operadora que fornece a internet e segue pelo backbone até o servidor, possibilitando assim a troca de informações entre servidores e você, não importa a distancia, até mesmo entre um continente e outro.


Comentários

  1. Tem alguns países que censuram a internet. Em que parte do funcionamento que vocês apresentaram eles "mexem" para conseguir isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa censura é feita através do provedor de acesso (IPS) que são mantidos sobre controle do governo do respectivo país. Geralmente eles realizam essa censura realizando o bloqueio de IPs, portas, protocolos e URL para que não seja possível o acesso a sites que ao seu ponto de vista são inapropriados para a população.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3G e 4G

O que é o 3G? 3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi. A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. O que é o 4G? 4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G  da prioridade a dados de internet. Por ter como prioridade o

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras óptica

Bluetooh

Bluetooh origem : No verão de 1994 o engenheiro Holândes Jaap Haartsen tentou solucionar um problema: como conectar dois dispositivos sem a necessidade de fios. Haartsen trabalhava na Ericsson, na época uma das grandes empresas de telecomunicações e não tardou para seu projeto ganhar força de outras gigantes como a Ibm, Intel, Nokia, Toshiba se somaram ao projeto e em 1997 foi criado o consórcio Bluetooh-sig( Bluetooh Special Interest Group ), e em 2001 o projeto teve a sua primeira versão lançada. funcionamento do bluetooh: O sistema utiliza uma frequência de rádio de 2.4 GHz para estabelecer a comunicação entre os aparelho, a conexão de aparelhos bluetooh forma uma rede chamada piconet . Nessa rede o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master  (mestre) e os outros dispositivos viram s lave  (escravo).Cabe ao master regular a transmissão de dados e o sincronismo entre os dispositivos. Cada conexão piconet consegue conectar até oito dispositivos ( um master e se