É quase impossível que você já não tenha ouvido falar, ou usado a Internet. Estando presente na vida de muitos jovens e quase no mundo todo. A internet, atualmente, é uma ferramenta fundamental para quase todas a atividades cotidianas, como estudar, saber das noticias, ate entrar em contato com outras pessoas. Tudo isso é possível graças a internet, mas, você já se perguntou o que é a internet?
Por
incrível
que pareça, a Internet
é algo "físico".Para ser mais claro, a internet é um emaranhado de servidores conectados pelo mundo todo através de uma estrutura muito complexa de gerenciamento e transmissão de dados.
Explicar tudo é muito difícil, então aqui vai um breve resumo de como funciona a
internet e como ela chega em sua casa:
Backbones
O
que faz tudo isso acontecer e, muito provavelmente sem eles não seria possível acessar a internet, são os chamados backbones
(do inglês, espinha
dorsal).
Eles são responsáveis pelo envio e recebimentos dos dados entre
diferentes estados, ou mesmo continentes!
Backbones RNP, Rede Nacional de Pesquisa |
Quando se trada de backbones intercontinentais eles estão ligados uns aos outros por gigantescos cabos de fibra ótica de alta tecnologia e proteção colocados no fundo do mar, que tem velocidade, em média, de impressionantes 4 TB/s (Terabytes por segundo)! Mas nao se limita a apenas isso, ainda há o backbones de empresas privadas, como o Google, que podem atingir velocidade ainda mais surpreendentes.
Cabos submarinos Brasil-EUA |
Você pode acessar o mapa clicando no link https://www.submarinecablemap.com/
Servidores
Para
que haja dados a serem transmitidos pelo backbone é preciso um
servidor, ou data
center,
que são
hardwares
que junto a outros softwares são capazes de armazenar um enorme volume de dados, e gerencia-los; como
se fossem Hds com uma capacidade enorme de armazenamento e mais
funções, como ser o destino dos backups de arquivos, hospedar serviços na web, além de providenciar acesso remoto a programas e aplicativos (computação em "Nuvem"). Por exemplo, ao usar o Facebook, ou Instragram, todos aqueles dados que você vê e interagem estão armazenados em um servidor da empresa responsável.
Sua estrutura pode ser algo pequeno, do tamanho de um computador desktop, ou algo gigantesco, como os servidores de empresas grande tipo o Google, que necessitam de uma infraestrutura técnica para manter o controle sobre a temperatura do ambiente e energia, e equipe de TI especializada para realizar a manutenção
Rede Jupiter do Google conta com um total de 100 mil servidores, como os da foto, localizados no datacenter de Council Bluffs, no estado de Iowa, Estados Unidos (Foto: Divulgação/Google) |
Provedor de acesso (ISP)
Depois
dos servidores é preciso um provedor de acesso, ou internet, que é uma empresa responsável por "vender" internet; esse
será responsável por ser o intermediário entre o backbone e a sua casa. E através de um pacote contratado você tem acesso a internet seja pelo seu roteador wi-fi ou por cabo, ethernet.
Em resumo
Para acessar a internet é necessário ter um serviço contratado, em locais públicos a politica é diferente, mas é a mesma base. O tráfego dos dados corre desde o seu equipamento, passa pela central da operadora que fornece a internet e segue pelo backbone até o servidor, possibilitando assim a troca de informações entre servidores e você, não importa a distancia, até mesmo entre um continente e outro.
Tem alguns países que censuram a internet. Em que parte do funcionamento que vocês apresentaram eles "mexem" para conseguir isso?
ResponderExcluirEssa censura é feita através do provedor de acesso (IPS) que são mantidos sobre controle do governo do respectivo país. Geralmente eles realizam essa censura realizando o bloqueio de IPs, portas, protocolos e URL para que não seja possível o acesso a sites que ao seu ponto de vista são inapropriados para a população.
Excluir