Pular para o conteúdo principal

GPS

GPS

O que é o GPS?

          O sistema de posicionamento global (Global Positioning System) conhecido popularmente como GPS, é um sistema que utiliza satélites para localizar onde o receptor se encontra em determinado momento.O GPS funciona a partir de uma rede de 24 satélites que ficam espalhados em 6 pontos, próximos a orbita terrestre. Estes por sua vez, emitem sinais para o receptor (aparelho GPS) e então, o aparelho decifra os sinais, dizendo onde você está naquele momento.

A historia do GPS

               O inicio da criação do GPS se deu em 1957, com a URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas) lançando o primeiro satélite artificial da historia, esse foi o primeiro passo para que o estudo sobre satélites e a obtenção de pontos sob a superfície terrestre se iniciasse. 

O GPS foi criado a partir de outro projeto do Departamento de Segurança americano chamado de NAVSTAR. O sistema NAVSTAR disponibilizaria várias informações geográficas, como localização e clima, por exemplo, de qualquer parte da superfície terrestre. O projeto foi iniciado em 1960, e após vários anos de correções e ajustes, tornou-se totalmente funcional e pronto para operar em 1995.

Depois de algum tempo o projeto NAVSTAR tornou-se o sistema de GPS. E o sucesso desse sistema foi tanto, que o presidente Bill Clinton, em 2000, viu a necessidade de tornar as informações recolhidas pelos satélites, que antes era exclusiva para o uso militar, disponíveis para uso para população em geral de forma gratuita.

Funcionamento

            Os satélites, assim como os receptores GPS, possuem um relógio interno que marca as horas com uma precisão em nano segundos. Quando o satélite emite o sinal para o receptor, o horário em que ele saiu do satélite é enviado junto.

Os envios desses sinais ocorrem constantemente. Este sinal enviado para o receptor é um sinal de rádio, que viaja uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo (velocidade da luz) no vácuo. Resta ao receptor calcular quantos nano segundos este sinal demorou a chegar até ele, assim ele consegue “descobrir” onde você está. E como o sinal é enviado constantemente, o receptor sempre sabe onde está o satélite, mantendo, assim, sua posição exata sempre atualizada.

Curiosidades sobre o GPS

  • No Brasil, o uso do GPS começou em 1992 e era usado para rastrear caminhoes com cargas valiosas.
  • Até em 2009, no território do Egito também era proibido o uso do sinal GPS.
  • Apesar do sinal dos satélites funcionarem em todo o globo terrestre, há dois países que não permitem a utilização do seu sinal em seus territórios: Coreia do Norte e a Síria;
.
.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

3G e 4G

O que é o 3G? 3G é a terceira geração de tecnologia de telefonia móvel, que permite a transferência de dados em alta velocidade, sem a utilização de qualquer fio. A tecnologia é usada principalmente em celulares, que podem ter acesso à internet e acompanhar conteúdos como videos e músicas sem a necessidade de um cabo de rede ou do Wi-Fi. A maior parte dos aparelhos já contam com a tecnologia, mas ela é normalmente controlada pelas operadoras de telefonia responsáveis pela conta do celular. As operadoras, na maioria dos casos, dispõem pacotes de dados, que devem ser consumidos dentro de um mês. O que é o 4G? 4G é a sigla que define a quarta geração de telefonia móvel, ela funciona com a tecnologia LTE (Long Term Evolution) - que é uma tecnologia de transmissão de dados baseada na tecnologia WCDMA e GSM, porém, já que atualmente a transmissão de dados é bem mais comum que a transmissão de voz, a tecnologia 4G  da prioridade a dados de internet. Por ter como prioridade o

Topologia e meios de transmissão

Topologia      É o canal no qual o meio de rede está conectado aos computadores e outros componentes de uma rede. Barramento Um canal principal onde todos os computadores são ligados e compartilham informação ao mesmo tempo, porém caso aconteça algum erro no cabo principal toda a estrutura entra em colapso. Estrela A topologia em estrela utiliza um periférico concentrador, normalmente um hub, interligando todas as máquinas da rede. Anel Nesta topologia, cada computador, obedecendo um determinado sentido, é conectado ao computador vizinho, que por sua vez, também é conectado ao vizinho e assim por diante, formando um anel. Meios de transmissão Existem vários meios físicos que podem ser usados para realizar a transmissão de dados. Cada um tem seu próprio nicho em termos de largura de banda, retardo, custo e facilidade de instalaçãoe manutenção. Os meios físicos são agrupados em meios guiados, como fios de cobre e fibras óptica

Bluetooh

Bluetooh origem : No verão de 1994 o engenheiro Holândes Jaap Haartsen tentou solucionar um problema: como conectar dois dispositivos sem a necessidade de fios. Haartsen trabalhava na Ericsson, na época uma das grandes empresas de telecomunicações e não tardou para seu projeto ganhar força de outras gigantes como a Ibm, Intel, Nokia, Toshiba se somaram ao projeto e em 1997 foi criado o consórcio Bluetooh-sig( Bluetooh Special Interest Group ), e em 2001 o projeto teve a sua primeira versão lançada. funcionamento do bluetooh: O sistema utiliza uma frequência de rádio de 2.4 GHz para estabelecer a comunicação entre os aparelho, a conexão de aparelhos bluetooh forma uma rede chamada piconet . Nessa rede o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master  (mestre) e os outros dispositivos viram s lave  (escravo).Cabe ao master regular a transmissão de dados e o sincronismo entre os dispositivos. Cada conexão piconet consegue conectar até oito dispositivos ( um master e se